Andar no corredor, pode ou não?

Assunto polêmico não? Para os motoristas, andar de moto pelo corredor é errado e, para alguns, é considerado uma afronta. Para os motociclistas, é algo normal e não faria sentido andar de moto sem poder passar pelo corredor, principalmente no caos das ruas das grandes cidades.

Corredor

O artigo 56 do CTB proibia a circulação de motocicletas pelo corredor, porém ele foi vetado pelo então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, alegando que proibir o condutor de motocicletas a passar entre outros veículos em filas iria de encontro com o fato da agilidade no veículo no trânsito.

Ao proibir o condutor de motocicletas e motonetas a passagem entre veículos de filas adjacentes, o dispositivo restringe sobre maneira a utilização desse tipo de veículo que, em todo o mundo, é largamente utilizado como forma de garantir maior agilidade de deslocamento. Ademais, a segurança dos motoristas está, em maior escala, relacionada aos quesitos de velocidade, de prudência e de utilização dos equipamentos de segurança obrigatórios, os quais encontram no Código limitações e padrões rígidos para todos os tipos de veículos motorizados.

 

Existiu uma tentativa de proibir, mas não foi para frente. Sendo assim, é permitido sim andar no corredor, mas é óbvio que, independente de qualquer lei, você NUNCA deve andar no corredor em alta velocidade! Sempre use os equipamentos de segurança, respeite os carros, aprenda a se posicionar, nem sempre a fechada que você vai levar foi culpa do motorista, ele pode não visto você!

As pessoas querem passar no corredor acima de 100 km/h, isso é um passaporte para a morte. Corredor não é pista. O justo seria andar a uma velocidade razoável. Quando o trânsito está parado, o motociclista já pode passar.

Falou Fernando Diniz, presidente da ONG Trânsito Amigo ao portal G1.

Certa vez publiquei no Facebook a frase: “Sou motociclistas, não sou vidente! Use a seta”

E obtive a seguinte resposta: “Não sou perfeito, não use o corredor!”

Essa foi a resposta mais ignorante que poderia receber pois, andar no corredor não é proibido, porém utilizar a seta é obrigatórios. O respeito mútuo deve existir, SEMPRE! E lembre-se… O acidente nem sempre é culpa de apenas um dos lados, reflita sobre isso.

Veja também:

Nova Ducati 959 Panigale

Moto Guzzi lança nova Audace

Honda Burasca 1200


2 Comments