Hayabusa: Adrenalina, beleza e anos de história

Velocidade, adrenalina, beleza e anos de história, essa é a Suzuki GSX 1300 R Hayabusa. Lançada em 1999, essa super máquina foi desenvolvida para quebrar recordes e deixar milhares de marmanjos de queixo caído, um de seus maiores feitos na época foi romper a barreira de 300 km/h, se tornando a segunda moto a alcançar essa marca, uma vez que a CBR 1100XX já havia batido esse número no passado. Depois disso, não houve (até o lançamento da Kawazaki Ninja H2) outra motocicleta que chegasse aos pés dessa máquina.

Hayabusa

O nome Hayabusa (que na tradução literal seria falcão-peregrino) não foi escolhido ao acaso. O animal japonês tem a capacidade de ultrapassar os 300 km/h, sendo um dos mais rápidos animais existentes. Mas não foi apenas por ultrapassar os 300 km/h que a montadora japonesa escolheu esse nome. A Hayabusa (animal) também é famoso por ser um predador natural do Blackbird (nome atribuído a várias espécies de pássaros). Agora que entra a parte mais interessante, da história de seu nome. Sua concorrente direta era a Honda CBR 1100XX Super Blackbird.

Honda CBR 1100XX Super Blackbird
Honda CBR 1100XX Super Blackbird

A Hayabusa continuou a evoluir, mesmo que sem ter muito para onde expandir. Seu primeiro modelo contava com um motor de 1299 cc com 4 cilindros. Segundo informações da Wikipedia, em 1999, o motor original era capaz de atingir os seguintes números:

  • 1/4 de milha (402m): 10.02s @ 231.26 km/h;
  • 60–130 km/h: 3.13s;
  • 130–160 km/h: 3.31s;
  • Velocidade Máxima: 317 km/h (recorde aferido pelo Guinness Book de 2000 e 2004);
  • Potência: 180 cv (157cv @ 9.800 rpm, medido na roda traseira).

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Assista ao comercial de 1999:

De 1999 até 2008, poucas mudanças aconteceram no Falcão de aço, mesmo assim, até junho de 2007 a Suzuki contabilizava mais de 100 mil Hayabusas vendidas em todo mundo. Em pleno 2016, se compararmos o visual de seu lançamento, fica claro que quase nada foi alterado e, mesmo assim, ela continuou reinando absoluta até o a chegada da Kawazaki H2r. Porém, mesmo sendo ultrapassada na velocidade, a Hayabusa leva uma bagagem história surpreendente e, para muitos, continua sendo imbatível, principalmente no preço em relação a H2.

Até o momento desse post, o modelo Z ABS da Hayabusa está saindo por R$ 63.900,00, ao passo que a Kawazaki H2r sai por nada mais, nada menos que R$ 350.000,00!

HAYABUSA Z ABS
HAYABUSA Z ABS

Depois dessa introdução, passamos a palavra para quem realmente entende dessa bela máquina, a Suzuki:

Mantenha o seu ritmo

Há mais de uma década, a Suzuki desenvolveu uma máquina tão singular que atraiu imediatamente um seguimento devoto ao redor do mundo.
Essa máquina combina estilo impactante, dirigibilidade incomparável, proporcionando um passeio suave nas ruas da cidade ou estradas. Sob seu design bate o lendário motor da Suzuki Hayabusa. A sensação da ressonância do poder evoca uma atitude de autoridade ousada, tanto da máquina quanto do piloto.
Seu desempenho incomparável proporciona um passeio divertido e alegre em qualquer velocidade, colocando uma barreira nos seus rivais, definindo o “Ultimate Sport Bike.”

1999
Nascimento de uma lenda
Impacto da Hayabusa no mundo do motociclismo.

2003
Refinamento técnico
Upgrade do ECU com avançado ajuste da injeção eletrônica.

2008
A lenda renasce
Primeira mudança completa do modelo.

2013
Refinamento técnico
Freio dianteiro atualizado com adição do sistema ABS e pinças de freio da marca Brembo.

Ficha técnica:

Motor – 4 tempos, 4 cilindros com 16 válvulas, DOHC, refrigeração líquida, com SRAD

Cilindradas ————————————————— 1.340 cm³
Diâmetro X Curso ————————————— 81,0 x 65,0mm
Taxa de compressão ——————————————— 12,5:1
Sistema de lubrificação ———————————— Cárter úmido
Sistema de Partida ———————————————- Elétrica
Alimentação —————————————— Injeção eletrônica
Tipo de ignição ———————————————– Eletrônica
Potência máxima ————————- 197 hp (métrico) a 9.500 rpm
Torque máximo ——————————– 15,81 kgf.m a 7.200 rpm
Transmissão ———————————————– 6 Velocidades
Sistema de transmissão —————————————- Corrente
Freio Dianteiro ————————————- Duplo disco ventilado
Freio Traseiro ——————————————– Disco ventilado
Comprimento Total ——————————————– 2.190 mm
Largura Total —————————————————- 735 mm
Altura Total —————————————————- 1.165 mm
Distância entre Eixos —————————————— 1.480 mm
Distância do Solo ———————————————— 120 mm
Altura do Assento ———————————————– 805 mm
*MVOM ———————————————————– 266 kg
Pneu Dianteiro ——————— 120/70 ZR17 M/C (58W), sem câmara
Pneu Traseiro ———————- 190/50 ZR17 M/C (73W), sem câmara
Tanque de Combustível —————————————– 21 litros
Óleo do Motor —————————– 3,3 litros (com troca de filtro)

Assista mais alguns vídeos:


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Fontes: Suzuki e Wikipedia

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